sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

No aeroporto de Miami

Na aterrisagem, pude ver que Miami é linda, organizada, limpa, maravilhosa!!!

Ao abrir a porta do avião, segui as recomendações do meu primo (que acabou de vir dos EUA) e da minha irmã (residente há 16 anos), segui os outros passageiros. A gente sai num corredor, sobe uma escada rolante pequena, e pega um corredor I - MEN - SO!!! Se vocês acham que conhecem o significado da palavra IMENSO, multipliquem por favor... Mas as placas indicavam: "PASSPORT CONTROL", e lá fui eu, pois ainda no vôo, chegando a Miami, eles passam uns videos do que veremos ao desembarcar, os procedimentos da imigração, inclusive em português.

Bem, depois de dobrar aqui e acolá e seguir por corredores imensos em esteiras rolantes, chegamos a um saguão com dezenas de guichês, e nos dirigimos (os turistas de todas as nacionalidades) para aqueles onde tem escrito: VISITORS.

Pra variar, fila. Mas não demorou muito não. A policial pega o passaporte, olha pra foto, pra sua cara, checa os dados no micro, pede pra você colocar os quatro dedos no leitor biométrico (precisei falar "I don't speak english" para ela falar em portunhol e eu entender o que ela queria).

Perguntou o que eu vinha fazer nos EUA, quanto tempo ficaria, qual era a minha profissão, em que hotel eu ficaria, o endereço, carimbou a data no passaporte e no formulário da alfândega, ficou com o outro formulário destacando o canhoto (que será devolvido na volta ao Brasil) e pronto!


Segui os outros mais uma vez, sai-se num saguão onde a gente passa por policiais que recolhem o formulário da alfandega (estou em dúvida se isso é antes ou depis da imigração), depois pega-se as malas (quem as tem), e segue por um corredor improvisado, numa parte externa do aeroporto, até chegar numa parte onde sua bagagem será checada novamente (quem vai fazer conexão - embarcar em outro vôo), passa-se tudo na máquina de raio x, se tiver notebook, tem de tirar da mochila e passar separado dos outros volumes, assim como o saco plástico com as coisas líquidas, tal qual no Brasil, exceto um detalhe. Nos Estados Unidos todos tiram o sapato. Pronto! Agora, procurar o portão de embarque. Pensa que é no mesmo lugar? Olhei nas TV's LCD a lista de vôos e vi o número do meu, AA 850 Miami/Washington Dulles.

Pensei comigo: "É a hora da verdade". Me aproximei de um funcionário uniformizado e mandei: "Excuse-me, i don't speak english ok?" E ele: "Ow..." E eu prossegui: "From Brazil, flight eight, five, zero, gate one, seven, understend-me?". E ele: "Yeah!", e indicou com a mão que eu deveria desprezar a próxima entrada e entrar na outra. Fui. Cheguei a um lugar onde as pessoas estavam paradas olhando para três portas grandes daquelas que se abrem automaticamente. Tratava-se dos "trenzinhos" dos quais meu primo falou que nos levam ao portão de embarque. Agora que os conheço, prefiro chamá-los de "metrozinhos", porque (salvo engano), são três vagãos que param diante das portas que se abrem e o povo embarca sem demora, de onde partem rapidinho levando até o local de embarque. Uma voz de mulher avisa: "Station one". Era a minha, porque as placas até ali indicavam meu portão (D17), e no metrozinho, o meu "gate" estava localizado na "station 1". Desembarquei. Andei por lojas, fui olhando os números até descobrir-me na minha sala de embarque 1h e meia antes da hora prevista! Aí foi esperar esperar, espera... Demoraram de nos embarcar, o vôo demorou de decolar. Minha irmã creditou isto aos cuidados dos americanos com os terrosistas, já que era um vôo que vinha para Washington.

Acrescento que o aeroporto de Washington é tão grande ou maior do que o de Miami, e reluzente de tão limpo! Naquele lugar, me senti realmente no primeiro mundo! Abordei um senhor que veio no mesmo vôo, para pedir ajuda, e ele falou: "Eu falo Português". rss Disse que ersa Peruano, que gostava de São Paulo e que tinha amigos na Bahia quando falei de onde eu era. Se ofereceu pra ligar pra minha irmã. Falou com minha irmão que eu não deveria esperar do lado de fora, por causa do frio, um cavalheiro. Enfim, deu tudo muito certo... :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário