segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Primeiro passo, o visto!


Em 2007 eu tentei o visto pela primeira vez, no consulado de Recife. Foi negado. Acredito que porque, á época, eu não declarava imposto de renda, meio pelo qual se comprova para eles vínculo empregatício e renda.

Então, planejei tentar novamente dali a uns 3 anos em outro consulado, aproveitando para conhecer as cidades sede destes. Foi o que fiz este ano. Rumei para São Paulo! Como já tinha mais de 5 anos de serviço público e desta vez, sim, declarava IR, consegui!!!

Quem estiver interessado em viajar para os Estados Unidos deve ter um passaporte válido (documento emitido pela polícia federal, agendando no site http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte, pagando a Guia de Recoolhimento da União - GRU no Banco do Brasil, salvo engano, no valor de 156 reais.



De posse do passaporte, agenda-se entrevista em qualquer dos 4 consulados americanos (Recife, Brasília - este é a embaixada - São Paulo e Rio). Recife é onde se consegue a entrevista mais cedo, cerca de um mês e meio depois do agendamento. São Paulo, o mais demorado, uns 4 meses depois!

Paga-se uns 40 reais só para agendar da entrevista, e depois mais 140 dolares (no Citibank) para pedir o visto. Na entrevista, tem de apresentar o comprovante do agendamento, a ficha DS-160 que se preenche em inglês e a taxa paga no citibank, mais uma foto 5x7 com data até no máximo 6 meses. Tá tudo no site http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?itemmenu=86&submenu=107&action=visa.php.

No formulário e na entrevista deve se dizer a verdade, nada mais que a verdade, somente a verdade. Basta comprovar vínculos importantes no Brasil que te façam retornar, como bens em seu nome, emprego fixo há um tempo razoável (se for público, melhor), bolsa de estudos, etc... É bom levar comprovantes de tudo. Extratos de conta bancária dos últimos 3 meses, recibo da da última declaração do IR (este é fundamental), atestado de frequência em Faculdade, documentos de carro, escritura de imóveis...

Em Recife era um Cônsul mal humorado, eu estava nervosa, me dei mal. Mas em São Paulo foi uma Consulesa simpática. Depois de umas 5 perguntas, ela colocou meu passaporte numa caixinha ao lado de sua mesa e disse: "Seu visto está concedido senhora! Passe no setor de sedex, obrigada". Uhuuuuuu!

Até maio de 2010, o visto era de 5 anos para viagens de turismo e de negócios. Antes dos atentados terrosistas de 11 de setembro, era de 10 anos. Mas a partir do dia 28 de maio de 2010, voltou a ter validade de 10 anos!

No consulado, até chegar na entrevista é uma romaria. Se pega fila para tudo, e a última é a do sedex, pra pagar o serviço de envio do passaporte de volta pra você, apenas para quem conseguiu é claro. O envelope e o AR são entregues logo na chegada, para esta última etapa.

Um comentário:

  1. Depois de ler isso tudo...rs
    Não tem como NÃO conseguir um passaporte...rs
    Mas.... vc poderia ver o preço de uma camera bem bacana e trazer pra mim?
    Beijos
    Letícia / (Amanda)

    ResponderExcluir