sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Últimas horas nos Estados Unidos

Amanhã às 16:55 estarei levantando vôo de volta ao Brasil. Terão sido 15 dias na terrinha do Tio Sam.

Hoje saímos no finalzinho da tarde nos arredores de Fairfax/VA, compramos algumas coisas, comemos comida indiana self-service num supermercado de ricos (rs)... Fui obrigada a comprar mais uma mala para levar tanta bugiganga (e olha que não comprei muita coisa), e fico imaginando como vou dar conta de levar toda a bagagem que tenho, já que minha irmã tinha uma bolsa gigante a minha espera! Aff...

Considerações sobre os Estados Unidos:

Tudo neste país é melhor, mais moderno, maior e mais confortável do que no Brasil. Desde o papel higiênico e o papel toalha, mais fofinhos e espessos (o papel toalha parece um tecido), passando pelo fato de ter máquinas para tudo, como máquinas para comprar selos, colocar encomendas nos correios qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana, até máquinas para a compra de passagens de ônibus, metrô, trem... O cartão de crédito é bem vindo! Todas as pessoas conseguem ter um carro, todos têm máquinas de lavar louça e roupa em casa (com direito à lavagem com áqgua quente e secadora), enfim... As facilidades estão ao alcance de todos!

Os carros são, na maioria, maiores do que no Brasil. As ruas mais largas, em geral mais limpas... As coisas funcionam de maneira que não torne a vida das pessoas e suas rotinas um fardo.

O valor das coisas (com exceção de aluguel) é relativamente baixo, garantindo uma vida decente à todos. Observei que vestuário, alimentação e combutível são proporcionalmete mais baratos do que no Brasil. Uma vida digna não é privilégio de poucos. Não estou falando de luxo.

Estive em Los Angeles, Nova York e Washington (e sua região) e de todos o lugares que visitei o meu eleito foi LA, talvez porque se assemelhe ao Brasil (uma versão mais avançada, naturalmente). Existe uma concentração de latinos lá. É um lugar mais vibrante, clima agradável mesmo no inverno, atmosfera mais acolhedora. Nova York me pareceu ser a cidade do trabalho e das compras. Ruas cheias de gente (sujas por sinal), ninguém tem tempo, as pessoas trabalham enquanto tomam café nas estações, outras anseiam chegar em casa e finalmente descansar (ou não). Washington pareceu-me também um lugar de trabalho, porém menos efervescente do que NY. Ruas limpas, poucas pessoas circulando. Um lugar mais sério, austero.

Minha impressão dos Estados Unidos foi aquém do que imaginei. É sem dúvida o país mais rico e desenvolvido do mundo, entretanto eu esperei um pouco mais. Não é fantástico como imaginei, mas o Brasil se torna uma piada quando estamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário